Sejam todos muito bem-vindos a este blog. Destino o seu conteúdo a familiares, amigos, conhecidos, desconhecidos e principalmente a todos os pais de crianças portadoras da SPR. Meu principal objetivo aqui é ajudar, de alguma maneira, a todos os pais que algum dia venham a ter filhos com SPR, através de nosso relato de vida com a pequena Lorena.

Importante: a ordem cronológica dos acontecimentos relatados no blog é do fim para o início, portanto para melhor entendimento inicie sua leitura pela postagem mais antiga.

quarta-feira, 30 de março de 2011

RECUPERAÇÃO - CIRURGIA

Logo depois da alta médica de Lorena, no sábado 19, permanecemos em Bauru por mais 1 dia à pedido da médica que a operou. Durante a primeira noite, ainda em Bauru, no hotel, ela dormiu muito mal, roncou bastante e muito alto - como gente grande -, e acordou também durante a madrugada querendo mamar. Como a recuperação requer que ela somente se alimente de comidas pastosas e líquidos e, além disso, nada de chupeta e mamadeira, preparamos um leite e ela tomou um pouco, no copo.
No dia seguinte, logo pela manhã, acordamos, arrumamos as malas e partimos para casa. Lorena estava bem para o seu terceiro dia pós-cirurgia. Dormiu quase que a viagem toda. Chegamos e ela logo já ficou mais animada. Estava bem e nós, tentando!

Durante os dois primeiros dias ela babava um pouco de sangue e durante quatro dias ela manteve uma coriza constante de sangue também - mas tudo normal. De dia ela ficava melhor, mas a noite, para dormir, o desconforto era grande. Acredito que devido ao fechamento do palato, toda a respiração mudou, e com isso cada novo dia era um exercício de adaptação. Porém durante a noite, com toda a musculatura de língua, faringe, laringe, etc. relaxados, ela perdia o controle da respiração, o que ocasionava o ronco intenso e alto e o desconforto na respiração. Mas tudo isso já era esperado e sabido. Tudo estava dentro da normalidade de uma recuperação pós-palatoplastia.

Na foto postada do seu 4º. dia após a cirurgia dá para notar as laterais da boca machucadas...isso devido ao alargador utilizado durante o processo para deixa-la com a boca aberta. Nesse caso, para melhora, somente utilizamos a pomada Omcilon-A. Os outros arranhões pelo rosto foram causados por ela mesma, ao passar o braço pelo rosto, por estar com a tala que segurava as "entradas" de soro e medicamentos. Era inevitável, pois acho que o nariz escorria e ela queria limpar e tentava passar a mão, mas como estava com as talas, acabava se machucando.


4º dia após cirurgia

Do 4º. dia em diante começamos realmente a perceber sua melhora, estava interagindo mais e brincando. Com dores somente em alguns momentos do dia. E assim, seguiram-se os dias, com ela sempre melhor.
Sinceramente, pensei que fosse ser muito mais difícil. Não sei se foi ela, se fomos nós, se foi todo o conjunto, mas a Lorena é um amor, boazinha demais. Chorou muito pouco de dor durante os primeiros dias e até quando eu ia colocar a tala no seu braço, ela já o esticava pra mim, sem reclamar! A recomendação é de que durante pelo menos 15 dias também se utilize uma tala nos cotovelos para que ela não consiga dobrar o braço e assim não coloque a mão e nem leve nenhum objeto à boca. Mas damos uma folga pra ela e tiramos a tala em alguns momentos do dia e durante a noite também! Claro que para isso é necessário perceber que não está, nesses intervalos, levando a mão à boca.

Em relação à fala, Lorena já dizia algumas palavras como mama (mamãe), cacái (papai), nene (neném), uouô (para vovô e vovó), etc...e após a cirurgia, em virtude da intubação e de todo o processo cirúrgico, até o 8º dia ela pouco falou e quando dizia algo a voz estava bastante rouca e quase não saia - tudo dentro do esperado também. Mas logo depois desse período a voz normalizou e ela não pára mais de falar...rs!

Hoje, dia 30, após 13 dias, nem parece que ela foi operada. Nesses últimos três dias o ronco melhorou bastante e ela começa a dormir um pouco melhor. Acho que está começando a se adaptar melhor com o "céu da boca" fechado! Quando dizem que a recuperação é mais rápida e melhor quando se é criança, faz todo sentido, pois se fossemos nós ainda estaríamos de repouso...rs!

8º dia após cirurgia

O palato está perfeito e lindo e não vemos a hora de poder oferece-la tudo o que gosta de comer. Lorena é comilona demais, tudo o que ela nos vê comendo ela quer, nem que seja só para experimentar. E isso, na verdade, está sendo o mais complicado, pois tivemos que esconder todas as comidas em casa, além de também ter que comer escondido dela. Mas, paciência, tem que ser assim!

Felizmente passamos bem por mais essa etapa. E, mais uma vez agradeço a todos que torceram, rezaram, pediram, acompanharam e presenciaram a nossa vitória. Só quem passa por algum problema com um filho é que tem a dimensão de como isso é difícil para nós e como isso nos faz também pessoas melhores em todos os sentidos. Não foi nada fácil desde o seu nascimento, mas hoje podemos respirar aliviados e saber que ela está bem e crescerá uma menina saudável, feliz e cheia de saúde.

Logo volto para dizer como foram os 17 dias restantes de sua recuperação.

10 comentários:

  1. Gabriel,
    Escrevo este na madrugada de Bauru, já que estamos no Hotel Real, localizado poucos metros do Centrinho, onde está nosso filhinho Eduardo, de 2 meses e que está em sua 2ª visita à cidade. Felizmente, apesar da nossa angústia, ele vai muito bem, tendo retirado a sonda e a canula e, nesta sexta, devemos estar retornando para casa, em Brasília.
    Fico muito feliz cada vez que entro em seu blog e leio um novo relato de sucesso da Lorena, pois serve como ânimo nessa luta que estamos empreendendo e que vocês, graças a Deus, vêm vencendo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodolfo, obrigado pelo depoimento, e sabemos bem o que vocês estão passando nesse início. É difícil amigo, mas passa! Força, paciência e muito amor ao Eduardo. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha que esta princesa esta se recupernado muito bem.... fico muito feliz e orgulhosa de ser tia-avó dessa linda......beijos pra vcs 3.....amo muito vcs...
    Tia Sonia

    ResponderExcluir
  4. ka,gabi e lolo,adoro vcs,logo estaremos comemorando mais essa vitoria!milhoes de beijos......fa

    ResponderExcluir
  5. Grande Gabriel.. Que maravilha ver que a Lorena está super bem, ficamos muito felizes com essa notícia, e é sempre bom os seus relatos, pois, estamos trilhando caminhos parecidos com os quais já percorreu. Hoje a Isabeli já com 4 meses tem melhorado bastante, e eu sempre leio o seu blog para poder ter uma direção, ou poder entender o que estamos passando. Como vc sempre diz, com paciência, carinho e amor, vamos superando cada etapa.
    Muito obrigado mais uma vez por seus relatos.. Grande abraço para vc e família e melhoras para princezinha Lorena.

    sds

    Léo Collaço

    ResponderExcluir
  6. Fiquei feliz ao ler seu relato. Temos uma história muito parecida, praticamente igual. A cirurgia da minha filha estava marcada para 24/03/11, foi adiada porque o cirurgião estaria viajando. Marcaram para 11/04, ela estava com muita tosse. Agora estou aguardando nova data. Seus relatos podem nos ajudar quando chegar a "nossa" vez. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  7. Gabriel,
    Estou aqui de novo ... relendo seu relato na véspera de mais uma viagem para Bauru, desta vez para a operação do nosso Dudu!
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa sorte Rodolfo, vai dar tudo certo e mande notícias, ok! abração! pensamento positivo, sempre!

      Excluir
  8. Oi Gabriel, muito bom ler o relato sobre a recuperação da Lorena e acompanhar seu blog! Ela é linda!
    Meu filinho Mateus vai fazer a cirurgia do palato na próxima segunda, dia 18 e espero que tudo também se sai bem!
    beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Beatriz...pensamento positivo e tudo vai correr muito bem sim! acredite! Lorena estará torcendo pelo Mateus...boa sorte e abraços.

      Excluir