Sejam todos muito bem-vindos a este blog. Destino o seu conteúdo a familiares, amigos, conhecidos, desconhecidos e principalmente a todos os pais de crianças portadoras da SPR. Meu principal objetivo aqui é ajudar, de alguma maneira, a todos os pais que algum dia venham a ter filhos com SPR, através de nosso relato de vida com a pequena Lorena.

Importante: a ordem cronológica dos acontecimentos relatados no blog é do fim para o início, portanto para melhor entendimento inicie sua leitura pela postagem mais antiga.

terça-feira, 22 de março de 2011

CIRURGIA - PALATOPLASTIA - TÉCNICA DE FURLOW

No dia 17 de março, com tudo certo para a cirurgia, oferecemos a última alimentação para Lorena antes das 8h. Depois disso pudemos oferecer somente, até às 10h, água e chá, e depois desse horário mais nada. Chegamos ao Centrinho um pouco antes do horário previsto, justamente para relatar o que havia ocorrido no dia anterior (possível resfriado com muita coriza e secreção) e para saber se seria possível a realização da cirurgia. Com o ok dos médicos que a examinaram, ficamos aguardando ela ser chamada para o pré-anestésico, local onde já oferecem uma sedação leve para que a criança fique mais calma e comece a relaxar. Nesse momento só a Karen pôde ficar com ela no pré-anestésico e eu fui convidado a me retirar. Nesse momento a gente quase morre por dentro. Dei um beijinho nela e saí. Só a veria novamente depois da cirurgia. Pouco tempo depois a Karen veio também e disse que a tinha entregado na porta do centro cirúrgico. Daí em diante é só espera e uma certa angústia.
Estávamos confiantes, mas sempre fica aquela dúvida, um certo medo, enfim, é um filho que está naquela situação. Quem tem sabe!

No dia anterior quando conversamos com a cirurgiã que operou a Lorena, ela nos informou que realizaria a palatoplastia utilizando a "Técnica de Furlow", que consiste em utilizar incisões em “z” (zetaplastia) no palato, que, dessa forma, é alongado em maior extensão, e apresenta, conforme estudos, resultados mais significativos na fala das crianças operadas. Tal técnica também melhora muito a chance da criança não ficar com a voz anasalada, como de costume na maioria dos fissurados.
Para quem quiser entender melhor a diferença entre as técnicas de "Furlow" e "Von Langenbeck", conheça o estudo realizado pela Professora Doutora Rosana Prado de Oliveira, através do link:   http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61131/tde-28082009-153719/?&lang=es

A cirurgia demorou cerca de duas horas, mas somente fomos chamados, depois de a Karen tê-la deixado na porta do centro cirúrgico, após 4 horas. Essas duas horas a mais acreditamos que tenha sido a preparação para a cirurgia, a anestesia e depois o tempo que ela levou para acordar. Eles somente a levam do centro cirúrgico para a sala do pós-operatório depois de acordada, claro que ainda sob o efeito da anestesia, mas somente depois que o paciente acorda e retoma os sentidos.
Quando entramos na sala do pós-operatório e a vimos, confesso que fiquei assustado. Ela tinha bastante sangue na boca e nariz e o pior era a intensidade de sua respiração...muito forte e parecia estar fazendo uma força imensa para conseguir respirar. Aquilo, para nós pais, é muito difícil e inevitavelmente sofremos em vê-la assim!
No caso de crianças com SPR, após a realização da palatoplastia, é normal a criança apresentar essa respiração forte e intensa. Isso devido ao histórico dessas crianças que desde o seu nascimento apresentam dificuldade respiratória significativa.
Depois de termos o primeiro contato com Lorena após a cirurgia e ouvir todas as explicações das enfermeiras sobre o seu estado clínico, ali permanecemos por mais alguns minutos. Em seguida, tios, tias, avôs e avós puderam vê-la rapidamente. Depois disso fiquei por mais uma hora e tive que ir embora, pois somente uma pessoa pode e deve ficar com o paciente durante toda a noite. E claro, que deixei que a Karen permenecesse com ela durante a noite...mãe é mãe!!!
Desse momento em diante comecei a ficar um pouco mais tranquilo. Mesmo sabendo que ela ainda estava com aquela respiração forte, o mais importante era que a cirurgia tinha dado certo e ela já estava no início de sua recuperação.
No dia seguinte, fui para o hospital logo cedo e a Karen foi descansar. Pude trocar com ela e fiquei o dia inteiro com a Lorena. Nesse dia consegui perceber que ela estava bem melhor e já começando a interagir.
A respiração estava normalizada e ela conseguiu fazer sua primeira alimentação. Comeu bem...devia estar com muita fome!!!
Nos 30 dias de recuparação, ela somente poderá se alimentar de comidas pastosas (quase líquidas) e líquidos. Nada fácil!
A médica passou para examiná-la e disse que daria alta para Lorena somente no dia seguinte pela manhã, pois gostaria de observá-la por mais um dia. Por nós tudo bem, o que queríamos era levá-la pra casa bem e devidamente recuperada.
Assim, permaneci com ela durante esse primeiro dia e no final da tarde a Karen retornou para passar mais uma noite.
No sábado pela manhã cheguei ao hospital e já vi que Lorena estava bem melhor, já estava rindo, brincando e com certeza querendo ir embora dali...não parava quieta!
No final da manhã tivemos alta e fomos embora para o hotel. Apesar da liberação, a médica pediu para que permanecessemos mais um dia na cidade, somente por precaução. E assim procedemos até o domingo pela manhã, quando retornamos para nossa cidade, com Lorena operada e bem melhor!

12 comentários:

  1. Gabriel!! estou muito feliz em ler notícias da Lorena e saber que correu tudo bem na cirurgia e que ela está se recuperando bem!!!..logo vcs vão poder virar essa página!!daqui um ano sou eu que vou estar passando por isso com a pequena Maitê e pesso a Deus que nos de a mesma sorte!!! tudo de melhor para vcs!!

    ResponderExcluir
  2. Como Deus é bom! Fico feliz por estar correndo tudo bem. Grande bjo p/ vcs 3.
    Renathinha...

    ResponderExcluir
  3. Graças aos Deuses, a todos eles, a Lolo está bem e vocês são um exemplo para muitos de nos, pais e mães..
    Lindos seus relatos Gabi,acompanho desde o inicio e seu por tudo que passaram.
    Boa recuperação para voc~es 3, afinal um final feliz...
    Beijus.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em minha cabeça venho imagens do menino Gabriel......chorei emocionada em saber que pai maravilhoso vc se tornou junto com a Karen essa Mulher maravilhosa que todos nós temos orgulho vocès, enfim nossa Lorena fez a cirurgia e vcs meus anjos merecem a vitória de verem a Lorena bem....e nós tbm aqui agradecemos a Deus pela benção recebida. Deus os abençõe, bjooo

    ResponderExcluir
  5. GABRIEL

    amei essa sua iniciativa de fazer um blog dessa doenca tao desconhecida.meu filho esta om 1 mes de vida e esta internado na uti neo do hospital abc -rudge ramos e eu como mae estou perdida pois o medico desconfia que meu pedro henrique tenha essa sindrome , pois estamos aguradando o resultado do exame de cariotipo dele de deve estra para chegar em breve e enquanto aguardamos ele continua intubado e eu e meu marido estamos perdidos.
    obrigado por ler esta vitoria na sua vida.
    que deus continue abencoando vc e sua esposa e principalemnte a lorena
    obrigado

    ResponderExcluir
  6. olá, caso queira deixe seu contato, para conversarmos. Mas fique tranquila, que tudo vai ficar bem ok! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Gabriel,
    Fiquei muito feliz de ler esse seu relato - nestes dias, estou aqui em Bauru acompanhando meu filhinho Eduardo no Centrinho (ele vai muito bem, felizmente!) e, conversando com a Jaqueline (mãe do João Lucca), ficamos sabendo do sucesso da operação da pequena Lorena! Felicitações a todos!

    ResponderExcluir
  8. Gabriel, fico feliz de saber que tudo encaminhou-se bem com a pequena Lorena. Meu bebê também fará a palatoplastia no final deste ano, em dezembro e espero que tudo corra bem!
    É bom saber que outros pais já passaram pela mesma aflição que passo e que tudo deu certo!
    Saúde para a linda Lorena!

    ResponderExcluir
  9. luciene de fatima nunes correa26 de janeiro de 2013 às 09:52

    eu tenho um filho com labio leporino e fenda palatina,com 4meses de idade ele fez a cirurgia no labio e agora dia 21 de fevereiro ele irá fazer a apaltoplastia,to com o coração na mão,eu não sei o que eu faço, pois sou uma pessao muito fraca com sangue sabe,meu esposo sempre está do meu lado, ele é bem mais forte que eu......mas Deus está na frente e com certeza vai dar tudo certo..............meu pequeno fez 3anos dia 19 de janeiro........eu amo meu filho ele é tudo p mim..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TUDO DARÁ CERTO LUCIENE...FIQUEM FIRMES...QQ DÚVIDA ENTRE EM CONTATO OK: g.milesi@uol.com.br

      Excluir
  10. Fiquei feliz mas ao mesmo tempo chorei horrores lendo seu depoimento, em 07 de junho a minha Lorena passará exatamente pela mesma cirurgia. Ja estou ansiosa e com o coração apertado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até eu choro quando releio o que escrevi!!! rsrs...inevitável...mas fiquem tranquilos, TUDO VAI DAR CERTO Daniela...pensamento positivo sempre! Boa sorte e mande notícias...bjs

      Excluir