Sejam todos muito bem-vindos a este blog. Destino o seu conteúdo a familiares, amigos, conhecidos, desconhecidos e principalmente a todos os pais de crianças portadoras da SPR. Meu principal objetivo aqui é ajudar, de alguma maneira, a todos os pais que algum dia venham a ter filhos com SPR, através de nosso relato de vida com a pequena Lorena.

Importante: a ordem cronológica dos acontecimentos relatados no blog é do fim para o início, portanto para melhor entendimento inicie sua leitura pela postagem mais antiga.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LAR DOCE LAR



Enfim, chegamos em casa, que sensação boa! Depois de mais de 40 dias de hospitais, chegar com a Lorena em casa foi muito bom e ao mesmo tempo bastante intenso. Não sabíamos como seriam os primeiros dias com ela em casa...tudo novo, tudo diferente. Passamos as primeiras noites em claro, lógico, cuidando dela e sem conseguir dormir nada. Se para um recém-nascido sem qualquer problema já é tenso, imagina com um que sabemos que necessita de uma atenção redobrada...foi complicado! Mas logo depois da terceira noite começamos a nos adaptar...éramos zumbis adaptados, mas tudo estava bem, sob controle e a felicidade era enorme.
Em casa, os cuidados eram como a de qualquer criança de quarenta e poucos dias de vida, com um plus a mais: dar de mamar de 3 em 3 horas (via oral e o restante por sonda, através de equipo conta gotas), trocar a cânula (intubação nasofaríngea) de 2 a 3 vezes por dia, limpar as narinas e a boca com soro, aspirar quando estivesse com muita secreção e sempre, inevitavelmente, prestar atenção em sua respiração.
Após duas semanas em casa estávamos bem tranquilos em relação a estabilidade da Lorena...não havia qualquer preocupação de que ela pudesse ter queda de oxigenação ou coisa do tipo. Só voltamos a nos preocupar quando ela pegou um resfriado...isso porque evitamos ao máximo as visitas e tomamos todos os cuidados em relação à mudança de clima...e mesmo assim ela resfriou. Claro que isso é normal, mas nela era uma preocupação a mais, pois a secreção aumentava, a dificuldade de engolir a própria saliva também, prejudicava a mamada via oral, tinhamos que aspirá-la muitas vezes ao dia e aplicar soro nas narinas, além da inalação!!! Não parávamos...
Depois de duas semanas ela melhorou do resfriado e já estava quase no dia de nosso retorno ao Centrinho, que seria para a retirada da intubação nasofaríngea e se possível, também da sonda nasogástrica.
Apesar de nosso "medo" de como seriam os primeiros dias da Lorena em casa, no geral foi tranquilo, mas bastante intenso!

2 comentários:

  1. Ela não usou prótese para fechar a fenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, como vc se chama? Lorena não usou prótese...esperou a idade e peso certos e fez a palatoplastia, com 1 ano e cinco meses...abç

      Excluir