Sejam todos muito bem-vindos a este blog. Destino o seu conteúdo a familiares, amigos, conhecidos, desconhecidos e principalmente a todos os pais de crianças portadoras da SPR. Meu principal objetivo aqui é ajudar, de alguma maneira, a todos os pais que algum dia venham a ter filhos com SPR, através de nosso relato de vida com a pequena Lorena.

Importante: a ordem cronológica dos acontecimentos relatados no blog é do fim para o início, portanto para melhor entendimento inicie sua leitura pela postagem mais antiga.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

APRENDIZADO

No próximo dia 16 faz dois meses que Lorena está sem sonda. Nesse momento temos a total certeza  que isso é coisa do passado. Um alívio. E mesmo assim ainda é inevitável a preocupação diária com sua alimentação. Continuamos a fazer as anotações de tudo o que consome durante o dia e em quais horários. Mas aos poucos vamos nos desvinculando desse "vício".
Claro que no caso dela o ganho de peso é algo mais lento, demorado e fora do "padrão", se é que existe um. Ela se alimenta normalmente, porém sabemos que para sua idade o consumo poderia e deveria ser maior, mas não no seu caso. E isso, felizmente, não é problema. O importante é ela estar bem, crescendo, com boa resistência, se alimentando, brincando, bagunçando...
Nem parece mais aquela neném de 4/5 meses atrás, cheia de "adereços" (sonda e cânula) pelo nariz, monitorada 24h, com uma respiração ruidosa e sem conseguir se alimentar. Ela está ótima e nós cada vez mais felizes e realizados.
E após esses seis meses conseguimos parar e refletir melhor sobre tudo que aconteceu até agora, sobre toda a situação.
A SPR é uma sequência congênita de anomalias, rara, de quadro clínico complicado nos primeiros meses de vida, dificílima de, num primeiro momento, ser encarada por qualquer pai/mãe, mas que tem "cura", tem solução, tem o avanço da medicina e, para que tudo isso aconteça de uma maneira menos dolorosa, tem o amor verdadeiro da relação mais sincera, leal, bonita, pura e simples que possa existir...a relação entre pais e filhos.
O desespero do início é inevitável e todas as dúvidas do mundo idem, mas passam e o sentimento de vitória e superação são muito melhores...ver a criatura mais importante da sua vida, já no início de sua jornada, lutar e superar todas as dificuldades impostas é um grande aprendizado, uma lição de vida e um sentimento único.
Ela veio pra nos ensinar...

5 comentários:

  1. Méu Déus... como pode um pé ser tão parecido com outro??? Igualzinho Trem...rs..bjos Bia

    ResponderExcluir
  2. Méu Déus... como pode um pé ser tão parecido com outro??.. Igualzinho Trem... bjos Bia

    ResponderExcluir
  3. é muito bom saber que a lorena esta bem ! mesmo estando distante estamos orando e agradecendo a Deus pelas conquistas que vcs e lorena alcançaram nesses meses de luta com muito amor ! isso sim faz a diferença .....bjoo

    ResponderExcluir
  4. O QUE É ESSE PÉ? TEU DE QDO ERA PEQUENO?
    BJO

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!
    Sou uma paciente do centrinho, tenho 26 anos e hoje levo uma vida fantástica...Lorena como eu e outros tivemos a sorte de ter pais que lutam por nós...
    Mais uma vez parabenizo Vcs pelo que fazem pela Lorena...
    Não vejo a hora de ter meus filhos tbm...
    Bjos

    ResponderExcluir